É melhor para o negócio vender à vista ou parcelado?

Vendas à vista permitem trabalhar com descontos mais atraentes. A prazo, facilitam a decisão de compra pelo cliente. Afinal, o que é melhor?

A resposta, como em quase tudo na vida, é: depende! A chave está em analisar a sua estrutura de negócio e o mercado em que você está inserido para decidir qual é a opção mais vantajosa para a sua empresa.

Para ajudar nesta decisão, levantamos abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades de pagamento. Confira!

Vantagens e desvantagens de vender à vista e parcelado

Vender à vista

Vantagens: gera um aumento de receitas em um prazo mais curto, permitindo quitar dívidas com empréstimos, fornecedores e outras despesas. Além disso, o pagamento à vista permite trabalhar com mais descontos, o que é um atrativo para os clientes que têm o dinheiro disponível.

Desvantagens: não se pode contar com o impulso das vendas concedidas a prazo, cujo maior volume tende a compensar a perda de recursos sazonais. Também é fundamental saber destinar adequadamente o capital para manter a balança sempre equilibrada e não deixar nada pendente, como prorrogação de dívidas, que pode se tornar um buraco negro mais para frente.

Vender parcelado

Vantagens: a “ilusão” do valor da parcela é o que torna este tipo de pagamento tão vantajoso, visto que o consumidor tende a comprar mais sem “sentir”. Além disso, a garantia dos recebíveis a longo prazo facilitam as negociações, inclusive com fornecedores.

Desvantagens: a venda em parcelas implicam em perdas de valor do dinheiro. Isso porque o dinheiro recebido à vista pode ser aplicado e render juros e o parcelado, não. Ao contrário, pode ser necessário pagar juros para bancar o parcelamento do cliente. Essa “defasagem” é o chamado custo de oportunidade, e é com base nela que o ganho líquido deve ser calculado. Caso contrário, quando você receber a última parcela, o valor pode não “se pagar” mais. Além disso, evite gerar dívidas maiores que sua capacidade, depositando a confiança na ilusão de obter novos clientes.

O ideal, quando possível, é oferecer o máximo de opções de pagamento possíveis, para atrair clientes com todo o tipo de bolso. Vale lembrar que o preço a prazo pode ser diferente do preço à vista, caso o mercado aceite esse tipo de prática.

Compartilhe


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com * .